Polícia Militar define esquema de policiamento para festejos na capital e interior

A Polícia Militar, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), estão trabalhando nos últimos detalhes dos Planos de Policiamento que serão empregados em todo o Estado ao longo dos festejos juninos.






No caso da capital e Grande Aracaju, o CPMC empregará efetivo extraordinário no Forró Caju, Forró Siri, Forró do conjunto Jardim e Parque dos Faróis, Forró de Itaporanga D’Ajuda, Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia; além dos festejos das cidades de São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.



“É importante destacar que essas festas contarão com efetivo extraordinário, ou seja, são policiais que estão em seus dias de folga. Isso não comprometerá o policiamento no restante das cidades e o policial receberá Gratificação por Atuação em Eventos [Grae] por estar sendo escalado nesse serviço. Isso significa que a Polícia Militar atuará nas festas, mas continuará mantendo a sociedade protegida através do policiamento já existente”, explicou o tenente Edcleverton Binderli Fraga, chefe de eventos do CPMC.



Festas como as que têm ocorrido no Espaço Gonzagão, Rua de São João e Centro de Criatividade também contam com o trabalho da PM, porém não de maneira específica. “A Polícia Militar, em seu policiamento preventivo, passa por estes locais, mas continua nas ruas de forma a não prejudicar a segurança da sociedade”, frisou o tenente Binderli.



Forró Caju



No caso do Forró Caju, com abertura nesta sexta-feira, 15, a tropa composta por 166 homens terá direito a alimentação/água, bem como equipamentos de segurança [bastões, capacetes, protetores auriculares, capas de chuva etc]. Com relação a transporte, os policiais militares devem seguir ao evento de meios próprios. Haverá estacionamento no local para os profissionais que estiverem de serviço nos dias da festa. Os interessados podem estacionar nas ruas Santa Rosa, José do Prado Franco, Apulcro Mota e Florentino Menezes.



Na área do evento, haverá monitoramento de câmeras, quatro cabines de desarmamento e 10 elevados distribuídos na área interna da festa. “No caso do policiamento periférico [área externa ao Forró Caju], é importante destacar que haverá uma viatura fixa do Batalhão de Choque no Terminal de Integração localizado nas proximidades do Forró Caju”, concluiu o tenente Binderli.



Documentos recuperados



Com relação à documentos encontrados na área do Forró Caju, a Polícia Militar estará disponibilizando uma lista atualizada com os nomes e documentos/objetos que forem recuperados, a partir da segunda-feira, 18. As pessoas que tiverem com o nome na lista podem buscar o documento/objetos na Assessoria de Comunicação da PM, localizada no Quartel do Comando Geral (QCG) de segunda à quinta-feira, das 8 às 16h; e na sexta-feira, das 7h às 13h. O material ficará à disposição do público até o dia 10 de junho. Após tal data, seguirá para a agência central dos Correios. O QCG está localizado na rua Itabaiana, 336, Centro, Aracaju. Informações: (79) 3213-0023 - Ascom/PM.



Policiamento no interior



No caso do interior, a Polícia Militar já confirmou policiamento em seis municípios sergipanos. “Até o presente momento, nosso efetivo será empregado nas cidades de Estância, Areia Branca, Capela, Cristinápolis, Canindé do São Francisco e Lagarto. Estamos ainda analisando a possibilidade da tropa em outras cidades. Mas destacamos ao policial militar que a Gratificação por Atuação em Eventos estará garantida para todos os que trabalharem nestes locais”, pontuou o capitão Wembley Góis, chefe de operações do CPMI.



No caso do interior, a PM empregará em cada município os policiais militares que atuam em cada área e reforço de companhias especializadas, como Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv), Pelotão de Caatinga (Pepac), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), Grupamento Especial Tático e Motocicleta (Getam) e Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati).





ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário