Sergipe tem 30 novos casos de Aids

Somente em maio de 2011, foram registrados no Estado de Sergipe, 30 novos casos de Aids.



A informação foi prestada pelo gerente do Programa de DST/Aids de Sergipe, o sanitarista Almir Santana na manhã deste domingo, 5 quando da realização da mobilização em torno da prevenção, quando dos 30 anos de Aids no mundo, completados neste dia 5 de junho.




Um intenso trabalho de orientação às pessoas que chegavam na Orla de Atalaia na manhã deste domingo, por meio da distribuição de preservativos e material informativo.



“Nós notamos que está existindo um relaxamento em uma parte da sociedade com relação à prevenção. As pessoas estão se acomodando com relação à prevenção da Aids e isso é muito perigoso, porque enquanto se acomodam, a epidemia cresce. Só no mês passado, foram notificados 30 casos novos da doença em Sergipe, uma média de um caso por dia. Tem muita gente relaxando, tanto a sociedade como alguns gestores”, lamenta.



O gerente do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, disse ainda que precisa do apoio de todos com a finalidade de conter o avanço da doença.




“A gente precisa de mais apoio dos municípios, das secretarias municipais de saúde, principalmente naqueles municípios de pequeno porte. Precisamos de um envolvimento da Atenção Básica e das equipes de Saúde da Família, pois tem lugares que a campanha não chega, a informação não chega e estamos aproveitando esse dia para alertar que a luta precisa continuar e estamos puxando essa campanha dos 3º anos para todo o Brasil, com intensidade na Região Nordeste onde a Aids tem crescido mais”, enfatiza.



Casos



A Aids está completando 30 anos neste dia 5 de junho, quando foi descoberta nos Estados Unidos, quando cinco jovens apresentaram sintomas de pneumonia. Atualmente, 33,4 milhões de pessoas vivem com o vírus da doença, o HIV em todo o mundo. Desse total, 15,7 são mulheres.



No Brasil são 592.914 casos registrados desde 1980. A faixa etária em ambos os sexos é a de 20 a 59 anos de idade e a estimativa é de que no Brasil, 630 mil pessoas apresentem o vírus da Aids.




Em Sergipe, foram notificados 2.550 casos de Aids, sendo que 2.443 residem em Sergipe e 107 procedem de outros estados. Entre os que residem em Sergipe, 814 são mulheres e 1.629 são homens. Já foram notificadas 83 crianças e faleceram em conseqüência das manifestações clínicas da Aids, 862 pessoas conforme informou Dr. Almir Santana.





Por Aldaci de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário