Em razão dessa constatação, os meteorologistas recomendam o acompanhamento da previsão diária das condições do tempo. Probabilidade varia de 20% a 45%
As chuvas sobre o setor leste do Nordeste do Brasil deverão ficar acima da média durante o período de junho a agosto de 2011. É o que informa o Boletim de Análise e Previsão Climática para os próximos três meses feito por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste e apresentado no início da noite desta terça-feira, 17, pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes.
A previsão de consenso elaborada durante a VI Reunião de Análise Climática de Aracaju atribuiu os seguintes valores de probabilidade para as três categorias do setor leste do Nordeste: 45% acima, 35% normal e 20% abaixo. Deverá chover 800 milimetros no trimestre, não descartando a possibilidade de chuvas mais intensas, principalmente na faixa litorânea.
Em razão dessa constatação, os meteorologistas recomendam o acompanhamento da previsão diária das condições do tempo. Destacam que é importante observar a característica de alta variabilidade espacial e temporal com que se comportam as chuvas sobre o Nordeste, sendo de fundamental importância o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a região e as condições oceânicas e atmosféricas globais.
Para fechar o boletim de análise climática para os meses de junho, agosto e setembro, os meteorologistas analisaram as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal.
Ao final da leitura do boletim, o secretário Genivasl Nunes agradeceu a presença de todos e anunciou a instalação da Sala de Situação do Centro de Análise e Previsão Climática da Semarh.
Fonte: Ascom/Semarh
Nenhum comentário:
Postar um comentário