Moradores da cidade de Rodas, na província de Cienfuegos, em Cuba, disseram ter presenciado a queda e a explosão de um corpo celeste na noite de quarta-feira (13), noticiou uma emissora de televisão local.
Os cubanos afirmam que o corpo celeste explodiu no céu, provocando uma luz intensa e fazendo as casas tremerem. O feixe de luz teria o tamanho de um ônibus, relata a emissora.
Um morador de Rodas disse que, "por volta das 20h locais de quarta-feira, uma luz se movia no céu e se converteu em uma chama muito grande". Depois de três minutos, segundo ele, pode-se ouvir uma explosão.
Especialistas cubanos dizem que o fenômeno pode ter sido causado por fragmentos de pedras e metais que ingressam na atmosfera em alta velocidade. Eles procuram restos dos fragmentos no solo.
RUSSIA
Quando na manhã desta sexta-feira uma luz branca de repente iluminou tudo ao redor, seguida por violentas explosões, a imaginação dos moradores da região russa dos Urais foi longe. De acidente aéreo ao fim do mundo.
"Incrível! Francamente, eu não estou entendendo nada do que está acontecendo! Você tem certeza que era um avião?", perguntou Gulnara no início do vídeo que ela fez e postou no Youtube. "Claro", respondeu um rapaz, logo antes de sentir uma forte explosão, que causou pânico e incompreensão em Gulnara, e fez soar os alarmes dos carros estacionados na rua.
Na manhã de sexta-feira, meteoritos caíram na região russa dos Urais, acompanhados de relâmpagos e violentas explosões, derrubando paredes e janelas, espalhando pânico e ferindo centenas de pessoas.
Em Cheliabinsk, cidade com mais de um milhão de habitantes, uma bola incandescente acompanhada de forte luz branca e em grande velocidade, apareceu no céu às 9h20 (1h20 de Brasília).
"Eu estava em casa. Teve um rastro de luz. Corri para a varanda e havia um rastro, como se tivesse sido deixado por um avião, mas bem maior. Minha primeira impressão era de que um avião tinha caído", disse o repórter local do canal russo Vesti, Dmitri Tourkine.
"Primeiro teve uma luz, surreal, que iluminou todas as salas de aula do lado direito da escola. Esse tipo de luz não existe normalmente, só quando é o fim do mundo. Depois teve um rastro de fumaça como se fosse um avião, mas 10 vezes maior", relatou a professora de uma escola da cidade Valentina Nikolaïeva ao site de informações Lifenews.
Vários vídeos feitos por pessoas que testemunharam a passagem dos meteoritos foram divulgados na internet. Um grupo foi criado no site de redes sociais Vkontakte, o equivalente russo do Facebook, onde os usuários compartilharam links, vídeos e sensações sobre o ocorrido.
"Enquanto me arrumava vi uma luz muito brilhante, e eu não entendi, pensei que eram fogos de artifício. Depois, fortes explosões quebraram os vidros das minhas janelas", contou um outro habitante de Tcheliabinsk, Evgueni Gorochko, ao jornal Kommersant.
As linhas telefônicas ficaram congestionadas na região após a queda dos meteoritos, dificultando o contato com moradores. Mas na internet, várias pessoas reclamaram da falta de reação das autoridades, denunciando a demora para dar mais informações e acalmá-los sobre os acontecimentos.
"Alguma coisa de muito ruim aconteceu. E nós não sabemos de nada", falou a moradora Elena Tretiakova, segundo o jornal Kommersant.
"Eu não posso falar nada por enquanto. Ainda não sei de nada. Estou na mesma situação que vocês", disse nesta manhã um porta-voz do ministério russo das Situações de Emergência, Viatcheslav Iadonkine, a uma rádio local.
Queda do meteorito
Explosões no céu da região dos Montes Urais, na Rússia, geradas pela queda de um meteorito, causaram pânico e danos em ao menos seis cidades e deixaram pelo menos 950 pessoas feridas. Testemunhas disseram que casas estremeceram, janelas explodiram, a energia elétrica caiu em alguns locais e celulares pararam de funcionar.
O fenômeno atmosférico gerou consequências nos municípios de Chelyabinsk, Yekaterinburg e Tyumen, entre outros. A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) confirmou que o evento não tem relação com o asteroide 2012 DA14, que deve passou próximo à Terra nesta sexta-feira.
Com informações do terra e uol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário