A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que terminaria nesta sexta-feira, 13, foi prorrogada até o dia 27 desse mês.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a meta é que nessas duas semanas sejam imunizados no mínimo 80% dos grupos.
Os dados parciais do município apontam que mais da metade dos idosos (acima de 60 anos), crianças (com mais de seis meses e menos de dois anos) e gestantes ainda não foram vacinados.
O Ministério da Saúde enviou 77 mil doses para Aracaju, que está sendo aplicada em todas as 43 Unidades de Saúde da família (USF). Até o momento, apenas 33.956 pessoas foram vacinadas, sendo 21.755, o que corresponde a 46,3%. Foram imunizadas 8188 crianças, sendo 56,7%. Com relação as gestantes foram 3383 imunizadas, sendo apenas 40,6%.
A coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiologia, Debora Moura, alerta que é importante não deixar para a última hora, pois a imunização não ocorre de forma imediata. A coordenadora lembra que a vacina leva 14 dias para proteger. “Quanto mais cedo tomar melhor, porque se deixar para tomar mais tarde vai chegar o inverno e não estará protegido contra o vírus da gripe”, lembra.
Por Kátia Susanna
Nenhum comentário:
Postar um comentário