Professores do Estado fazem paralisação

Quarta-feira, 13, foi a data escolhida pelos professores da rede estadual de Sergipe para realizar a paralisação de advertência pelo reajuste de 2011 do Piso Salarial. A mobilização será marcada por ato público no Calçadão da João Pessoa, a partir das 8h.





A deputada Ana Lúcia (PT) vai participar do ato público pela efetivação da lei já conquistada. “A rede estadual paralisa suas atividades conclamando o governo a pagar aquilo que ele já paga desde 2010, que é o Piso. Este ano reivindicamos o reajuste do Piso, pois a presidente Dilma assinou o decreto pelo reajuste desde o final de janeiro, e até agora o salário do professor da rede estadual não foi reajustado”, explicou a professora Ana Lúcia.



Hoje o valor do piso é de R$ 1.187. O Ministério da Educação já definiu o reajuste de 15,85%, e ele está valendo desde o final de fevereiro. Na assembléia da categoria realizada na manhã do dia 07, quinta-feira, no Instituto Histórico e Geográfico, os educadores deliberaram pela construção de uma grande marcha com professores da capital e do interior pelas ruas de Aracaju para o dia 28 de abril. “Estamos iniciando o abril vermelho, um mês de intensa mobilização dos professores em busca dos seus direitos”, disse a presidenta do Sintese, Ângela de Melo.



Conquista no STF



A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade da Lei do Piso Nacional impulsionou educadores de todo o Brasil na cobrança para que a lei seja cumprida. A deputada Ana Lúcia entende que a decisão do STF deu um novo ânimo à categoria. “O único obstáculo dos professores é a jornada de trabalho, que em Sergipe não é problema, nós conquistamos com o novo Estatuto do Magistério, em 1994, fruto de uma grande mobilização e de uma greve de fome nesta Casa Legislativa. Eu passei praticamente três dias em greve de fome e uma das vantagens que conquistamos foi a jornada de trabalho em sala de aula”, recordou a deputada.



Gestão democrática



Outro tema que permeia toda reivindicação do Magistério sergipano é a implantação do projeto de Gestão Democrática. “Esta é uma pauta contínua do movimento sindical dos professores. Enquanto não conquistarmos uma forma de gerenciamento nas nossas escolas, que faça com que nós, professores, e a comunidade escolar sejamos protagonistas do nosso projeto pedagógico e de tudo que acontece no cotidiano escolar, nós não vamos deixar esta bandeira. A gestão democrática é uma bandeira que mesmo depois de conquistada vamos continuar trabalhando, porque ela é uma construção que implica numa mudança de hábitos e comportamentos. Agora lutamos por uma legislação que possibilite o início da construção contínua deste projeto”, afirmou a deputada Ana Lúcia.



Fonte: Sintese

Nenhum comentário:

Postar um comentário